BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO
Missão
“Está demonstrado que, quando professores e bibliotecários trabalham em conjunto, os estudantes atingem maiores níveis de literacia, de leitura, de capacidade de resolução de problemas, bem como que adquirem competências de informação e comunicação.”
in Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO (2000)
Sobre Nós
As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro estão integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, Programa, que emana orientações quanto à melhor forma de gerir estes espaços do ponto de vista funcional e pedagógico.
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento são constituídas por um conjunto de recursos materiais e humanos, organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar e envolvente formação e informação.
Esses recursos são geridos por 3 professores bibliotecários, os quais procuram contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, nomeadamente através do desenvolvimento das competências de leitura, de competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem.
Para além das atividades implementadas em contexto letivo, as bibliotecas dinamizam projetos e parcerias para divulgar o livro e criar o gosto pela leitura.
PROJETO REL-REdeLeitores (Projeto selecionado no âmbito da candidatura ao Projeto aLer+ do PNL)
O projeto REL, tendo por base a filosofia das comunidades de prática, pretende constituir uma rede de leitores, que incentive a participação da comunidade escolar/agrupamento e da comunidade envolvente na promoção de práticas de leitura e de divulgação do livro que contribuam, através do exemplo, para alterar a atitude dos alunos relativamente à leitura recreativa e escolar.
Salienta-se no ano letivo 2015/2016:
– A colaboração de instituições locais nas actividade Livro ao Vivo, Quem conta o quê, à descoberta de … – a PSP de Sacavém, a Associação Comunitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Sacavém – Centro de Dia – Quinta de S. José, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEEG, a Câmara Municipal de Loures, a Biblioteca Municipal José Saramago de Loures e o Museu de Cerâmica de Sacavém.
– A atividade Livro ao Vivo: participaram cinco escolas do agrupamento, 11 turmas do 1º e 3º Ciclos do Ensino Básico, 92 voluntários de leitura (20 alunos, 40 professores e 32 membros da comunidade) realizaram 76 sessões de leitura de obras recomendadas pelas Metas Curriculares de Português para os 1º e 3º Ciclos do Ensino Básico. A leitura integral dessas obras ocorreu, ao longo do ano lectivo, em contexto de sala de aula.
O balanço final deste projeto é bastante positivo, não só para todos aqueles que nele participaram mas também pelo efeito multiplicador que gerou e que se comprova pelos muitos pedidos de participação nas atividades a realizar futuramente.
BE – Sophia de Mello Breyner Andresen
EB1 nº3 Sacavém
BE – Sabichão – EB1/JI Prior Velho
BE – Natália Miranda – EB1/JI Sacavém
BEBD – EB Bartolomeu Dias
BESS – ES Sacavém