BIBLIOTECAS DO AGRUPAMENTO

5/5

Missão

“Está demonstrado que, quando professores e bibliotecários trabalham em conjunto, os estudantes atingem maiores níveis de literacia, de leitura, de capacidade de resolução de problemas, bem como que adquirem competências de informação e comunicação.”

                                 in Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO (2000)

Sobre Nós

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro estão integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, Programa, que  emana  orientações  quanto  à  melhor  forma  de  gerir  estes espaços do ponto de vista funcional e pedagógico.

As  Bibliotecas  Escolares  do  Agrupamento  são  constituídas  por  um  conjunto  de  recursos  materiais  e humanos, organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar e envolvente formação e informação.

Esses recursos são geridos por 3 professores bibliotecários, os quais procuram contribuir para a melhoria dos resultados escolares   dos   alunos,   nomeadamente   através   do   desenvolvimento   das   competências   de   leitura,  de competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem.

Para além das actividades implementadas em contexto lectivo, as bibliotecas dinamizam projetos e parcerias para divulgar o livro e criar o gosto pela leitura.

PROJETO REL-REdeLeitores  (Projeto selecionado no âmbito da candidatura ao Projeto aLer+ do PNL)

O projeto REL, tendo por base a filosofia das comunidades de prática, pretende constituir uma rede de leitores, que incentive a participação da comunidade escolar/agrupamento e da comunidade envolvente na promoção de práticas de leitura e de divulgação do livro que contribuam, através do exemplo, para alterar a atitude dos alunos relativamente à leitura recreativa e escolar.

Salienta-se no ano letivo 2015/2016:

 – A colaboração de instituições locais nas actividade Livro ao Vivo, Quem conta o quê, à descoberta de … – a PSP de Sacavém, a Associação Comunitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Sacavém – Centro de Dia – Quinta de S. José, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEEG, a Câmara Municipal de Loures, a Biblioteca Municipal José Saramago de Loures e o Museu de Cerâmica de Sacavém.

– A atividade Livro ao Vivo: participaram cinco escolas do agrupamento, 11 turmas do 1º e 3º Ciclos do Ensino Básico, 92 voluntários de leitura (20 alunos, 40 professores e 32 membros da comunidade) realizaram 76 sessões de leitura de obras recomendadas pelas Metas Curriculares de Português para os 1º e 3º Ciclos do Ensino Básico. A leitura integral dessas obras ocorreu, ao longo do ano lectivo, em contexto de sala de aula.

O balanço final deste projeto é bastante positivo, não só para todos aqueles que nele participaram mas também pelo efeito multiplicador que gerou e que se comprova pelos muitos pedidos de participação nas atividades a realizar futuramente.

BE – Sophia de Mello Breyner Andresen
EB1 nº3 Sacavém
BE – Sabichão –  EB1/JI Prior Velho
BE – Natália Miranda – EB1/JI Sacavém
BEBD – EB Bartolomeu Dias
BESS – ES Sacavém

Horário da Biblioteca
2ª a 6ª Feira 9h00 às 23h:30