Projetos em Curso

Articulação Pré-escolar e 1º Ciclo         
Fátima Batista 100

Pequeno Cientista         
Sara Moreira 110

Eco Prior         
Marta Dias 100

Cidadania e desenvolvimento      
Lurdes Rodrigues 110

Músicos de palmo e meio Musicart         
C.M.Loures

Articulação Pré-escolar e 1º Ciclo
Sandra Amaral 110

Eco Prior            
Marta Dias 100

Pequeno Cientista
Sara Moreira 110

Cidadania e desenvolvimento
Lurdes Rodrigues 110

A.M.A.
Sulamita Gavino 330
C.M.Loures

Artallis
C.M.Loures

Cante Alentejano (CML)
Maria Jesus Pestana 250

Desporto escolar
Rui Sousa 260

Edugacamp (campo de férias 1º/2º ciclo)
Júlio Pereira 620

Orquestra Geração Bora Nessa
Maria Jesus Pestana 250

A Orquestra Geração | Sistema Portugal é um projeto pedagógico de inclusão social através da música, cujos resultados são já inegáveis. Ao longo dos últimos nove anos, mudou efetivamente a vida de muitos jovens dinamizando a comunidade e estabelecendo laços afetivos que reforçam a auto-estima pessoal e coletiva. Melhorando a inserção na escola e o rendimento dos alunos, motivando-os para a necessidade de formação. Orquestra Geração – mais do que música, tocamos vidas. A Orquestra Geração é referida como um case study na União Europeia, situada “entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento” segundo o último relatório da Direção-Geral para as Políticas Regionais e Urbanas. Fazem parte da Orquestra Geração Bora Nessa, alunos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, Agrupamento de Escolas de Camarate Dom Nuno Álvares Pereira e Agrupamento de Escolas da Apelação, ambos pertencentes ao Concelho de Loures. No nosso Agrupamento, o projeto funciona na Escola Básica Bartolomeu Dias desde o ano letivo 2009/2010 e abrange cerca de 42 alunos oriundos de diferentes níveis de ensino, nomeadamente  Secundário, 2º e 3º Ciclo.
Os resultados alcançados são muito positivos constituindo indicadores favoráveis de sucesso no plano comunitário, social e pessoal, indo ao encontro dos seus objetivos prioritários de inclusão social, combate ao insucesso e abandono escolar. Para reforçar este aspeto, destacam-se duas alunas que em 2014/2015 escolheram o prosseguimento de estudos optando no 10º ano,  por uma via de curso profissional na área da música, após cinco anos de aprendizagens e experiências musicais intensivas que este projeto lhes proporcionou durante o ensino básico.

O projeto The New Kids on the Block – Integração de Novos Alunos na Escola nasceu no Agrupamento, no âmbito da direção de turma, com o objetivo de integrar os alunos que chegam à escola pela primeira vez e/ou mudam de ciclo de ensino. Com o tempo, percebeu-se que esta integração deve ter características específicas nesta fase, mas que deve ser contínua.

Têm sido desenvolvidas atividades diversas como elaboração de textos, desenhos e pinturas; troca de cartas entre alunos do agrupamento, mas de escolas diferentes; encontros com escritores; cantar e tocar instrumentos musicais, apresentações musicais dentro e fora do Agrupamento; apresentação de livros, visitas de estudo.

Este projeto está aberto à participação de todos os elementos da comunidade educativa que nele queiram participar, sendo que, dessa participação, resulta sempre um grande enriquecimento, com ganho pedagógico, que tem impacto positivo da educação das nossas crianças e jovens.

Cristina Ribas 250

Clube de xadrez na BESS
António Martins 430

Ética: embaixada de valores humanistas na era da escola digital (continuidade do FiloLab: laboratório de filosofia 2021/22)             
Rui Martins 410

Informática:

  • Erasmus Steam – RoboPESS/GPSI
    Coordenação: Cláudia Barata 550

  • Laboratório de educação digital
    Coordenação: Cláudia Barata 550

Apresentação:

Os vários tipos de linguagem de programação e robótica estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
Neste sentido, a Direção-Geral da Educação (DGE) procedeu à identificação dos vários Clubes de Programação e Robótica(CPR) existentes nas escolas públicas nacionais.
O clube de Programação e Robótica “ROBOPESS“, está integrado na rede nacional de clubes da Direção-Geral da Educação (DGE).

Objetivos do Clube:

  • Contribuir para o sucesso educativo dos alunos;

  • Fomentar o interesse pela Ciência e Tecnologia, nas áreas de computação, eletrónica e mecânica para futuras atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; 

  • Promover o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares;

  • Estimular a criatividade e a inteligência promovendo a interdisciplinaridade; 

  • Tornar o aluno um agente ativo de seu próprio conhecimento; 

  • Incentivar a cooperação e o trabalho de equipa;

  • Explorar aspetos de pesquisa, construção e automação; 

  • Promover o contacto com soluções diversas na resolução do mesmo problema;

  • Despertar o caráter ecológico e a sustentabilidade, uma vez que o projeto utilizará lixo tecnológico (computadores antigos, brinquedos descartados, sucatas de eletrónicos) para construção dos projetos a desenvolver; 

  • Estimular nos alunos, o interesse pela execução de atividades experimentais, promovendo a investigação na procura das melhores soluções para um melhor desempenho dos robôs construídos; 

  • Estimular alunos e professores a criar atividades e projetos na área da robótica, divulgando seus resultados para a comunidade científica através da participação em eventos nacionais e internacionais; 

  • Promover a inovação e a criatividade;

  • Desenvolver de competências a nível das línguas estrangeiras; 

  • Promover situações que ajudem a gerir comportamentos, nomeadamente a gestão de emoções, lidar com a frustração e a sociabilização com diferentes culturas; 

  • Desmistificar a robótica como área que requer uma superespecialização dos participantes.

    Coordenação: Cláudia Barata 550

                                                                                                                                                              Visitar Site

  • EdugaSteam
    Coordenação: Cláudia Barata 550
    Paula Alcobia 550
    Cristina Apura 520
    Ana Santos 520
    Cecília Loureiro 420
  • Eco-escolas
    Cristina Apura 520
    Ana Santos 520
    Cecília Loureiro 420